menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

 

::: Cientistas de todos os tempos :::

 

 

imprimir

 

 

Nikola Tesla

(1856 - 1943)

Nikola Tesla nasceu na Croácia (embora fosse de ascendência servia), região que era parte, na época, do Império Austro-Húngaro. Estudou na Universidade Técnica da Áustria e posteriormente na Universidade de Praga.

Em 1885, tendo emigrado para os Estados Unidos, Tesla patenteou suas invenções: dínamo de corrente alternada, transformador e motores, estabelecendo seu próprio laboratório. Daí por diante Tesla, que era uma pessoa muito dinâmica, teve oportunidade de desenvolver várias outras invenções, entre elas a bobina de Tesla, um barco guiado por controle remoto e outros dispositivos controlados à distância.

Tesla lendo calmamente sob as centelhas que saltam de dispositivo construído por ele mesmo

Tesla chegou a trabalhar com Edison, mas romperam relações porque o inventor norte-americano deixou de lhe pagar o prometido por um certo invento. Além disso, entre os dois se estabeleceria uma contenda que ficaria conhecida na época como a "guerra das correntes". Ela se originou de um problema prático já então conhecido: como transportar energia elétrica sem grandes perdas nos condutores.

Descobriu-se que essas perdas eram menores quando se utilizavam altas tensões, e Tesla criou os transformadores necessários para elevar e novamente diminuir a tensão elétrica. Como esses dispositivos só funcionavam eficientemente com corrente alternada, Tesla também criou geradores para produzir esse tipo de corrente. 

Exposição dos equipamentos de Tesla na feira mundial de Chicago

Edison, por sua vez, defendia vigorosamente o uso da corrente contínua. O conflito se acirrou quando Tesla obteve apoio do industrial George Westinghouse e chegou ao ápice quando o estado de Nova York optou por implantar sua rede elétrica usando a solução mais prática, que era a da corrente alternada.

Em 1912, chegou-se a pensar em dividir o Prêmio Nobel de Física entre Tesla e Edison, mas Tesla se recusou terminantemente a isso, e o prêmio acabou sendo dado a outro pesquisador.

imprimir

 

 

Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]
leobarretos@uol.com.br 

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1